Aparelhos Auditivos

Conheça os principais tipos

O diagnóstico da perda auditiva é feito por meio da audiometria, um exame onde o paciente é submetido a sons de diferentes freqëncias, de forma que se possa determinar os limiares de sensibilidade auditiva para cada faixa de freqüência individualmente. Esse exame é obrigatoriamente conduzido por um fonoaudiólogo, sendo que dependo do caso outros exames complementares podem ser realizados ou solicitados.

O resultado da audiometria é apresentado no audiograma, um gráfico que serve de base para determinar qual é o tratamento mais indicado, sendo indispensável para determinar o tipo de aparelho auditivo a ser utilizado pelo paciente, quando for o caso:


O eixo horizontal representa as freqüências sonoras, sendo que as freqëncias são crescentes da esquerda para a direita. O eixo vertical a intensidade do som, sendo os sons mais altos representados na parte inferior do gráfico. Para cada freqüência sonora a qual o paciente é submetido é gerada uma marca no gráfico, correspondente à menor intensidade sonora que o paciente é capaz de identificar. Esse teste é realizado individualmente para cada orelha.

Os limiares auditivos normais esperados variam de acordo com a freqëncia testada e com a idade do paciente, mas de maneira geral podemos determinar como audição saudável aquela em que o paciente consegue identificar sons de pelo menos 25 dB. Quando a intensidade mínima na qual o paciente consegue identificar os sons é superior a 25 dB considera-se que o paciente possui perda auditiva, sendo que essa pode ser leve, moderada, severa ou profunda, dependendo do limiar de sensibilidade do paciente.